quinta-feira, 28 de julho de 2011

The Big C, a obra-prima do Showtime

Cathy tem uma vida pacata. Professora do ensino médio, um marido devotado, um filho sem problemas. A vida está nos trilhos. O que poderia deixar tudo de pernas para o ar? A resposta é uma palavra que começa com c.

The Big C é um show produzido pelo Showtime e conta a vida de Cathy e sua luta contra o câncer. É protagonizada pela excelente Laura Linney, conhecida dos brasileiros como o par romântico de Rodrigo Santoro em Simplesmente Amor. O elenco também conta com Oliver Platt e Cynthia Nixon, de Sex and the city. A série é transmitida no Brasil pela HBO.

Ao descobrir que tem câncer, melanoma, estágio quatro, Cathy decide mudar sua vida, fazendo as escolhas mais diferentes possíveis, incluindo colocar o marido para fora de casa, ter um caso, comprar um carro e tantas outras ações mais, desde que signifique mudança. Por não ter contado nada sobre sua doença, conta apenas com o consolo de seu médico e da vizinha mal-humorada, Marlene, que acabou descobrindo o câncer. Justamente por não ter compartilhado com ninguém a descoberta da doença, ela é incompreendida, tanto pelo marido bem como filho e pelo irmão bipolar.

O final da primeira temporada é um dos episódios mais lindos e emocionantes que já vi em um show, quando ela decide não carregar mais o fardo sozinha, e decide que quer lutar, que quer viver e que não vai mais ficar perdendo o tempo que ainda tem.

A segunda temporada estreou em junho nos Estados Unidos e está focando no tratamento de Cathy e em como isso está afetando sua família. The Big C não trata o tema câncer de forma pesada e Linney parece feita para o papel. Não posso me esquecer de falar de John Benjamin Hickey, que interpreta Sean, o irmão bipolar de Cathy. A impressão que se tem é que Sean, com suas mudanças de humor, personifica toda a reviravolta na vida de Cathy. E Hickey faz deliciosamente o papel de neurótico paranóico, que se envolve com a velha amiga de cathy, a desmiolada Rebecca.

The Big C é engraçada, triste, doce, conflituosa. Assim como a vida. Com câncer ou não.