quinta-feira, 21 de julho de 2011

A Guerra dos Tronos e Game of Thrones

A guerra dos Tronos é um livro de George R. R. Martin, transformado em série pela HBO, com o nome Game of Thrones. O livro conta a história dos Stark, uma família honrada que vive no Norte, em Winterfell, e servem a Robert, rei dos Sete Reinos. O lema dos Stark, que já virou febre na internet, é "Winter is coming", ou "O inverno está para chegar". A narrativa é perfeita, com personagens ricos e bem caracterizados, alguns dos quais a gente odeia ou ama assim que começa a ler. Cada capítulo do livro recebe o nome de um personagem, e com exceção da família Stark, apenas o anão Tyrion Lannister e a princesa Daenarys recebem capítulos. Curiosamente, o filho mais velho dos Stark não tem capítulos próprios.

Eu li o livro depois de assistir à série, que também é perfeita, inclusive, em determinados momentos, a série é melhor que o livro. Uma dessas passagens é quando Eddard mata a loba Lady e o filho dele acorda imediatamente, o que não ocorre no livro. Outra passagem da série, que na minha humilde opinião ficou muito melhor do que a opção dada pelo livro, é quando Catelyn Stark diz ao filho: "Primeiro recuperamos suas irmãs, depois matamos todos". A Catelyn do livro quer a paz.

Mas a série também peca em relação ao livro, ao mostrar o irmão do Rei Robert, Renly Baratheon, como homossexual. Em todo o livro nem se ventila a hipótese, e mesmo em A Fúria dos Reis, o segundo livro da saga, não se comenta o assunto, pelo menos até onde eu o li, não.

Não sei como me sentiria se tivesse lido o livro antes, tendo a não gostar de adaptações para a tv. Fiquei muito chateada com algumas adaptações dos meus heróis favoritos para o cinema. Mas depois de ler o livro, ao lembrar da série, vejo como a HBO foi feliz na adaptação do roteiro e na escolha dos atores. Maise Williams, que interpreta Arya Stark, é ótima e Sean Bean está magnífico como Eddard Stark e não há elogio suficiente para Peter Dinklage como Tyrion Lannister (aqui gosto mais do Tyrion da HBO que o do livro).

Seja a série ou o livro, a certeza é de que essa história é uma das melhores ficções da atualidade, de uma riqueza impressionante, sem dever nada a O Senhor dos Anéis. Não perca a oportunidade de conhecer Game o Thrones e A guerra dos tronos.

3 comentários:

  1. Também estou apaixonado por Game of Thrones. E fiquei contente ao ler uma entrevista do escritor George Martin onde ele diz que pretende que o terceiro livro não seja resumido em apenas uma temporada e já tenta negociar com a HBO para faze-lo em uma temporada e meia, ou duas (E foi bem legal, na Comic-Con, ele pedindo dinheiro para os espectadores, numa forma de tentar ter recursos suficientes para manter a qualidade gráfica da série).
    Mas minha duvida é a seguinte: A Segunda temporada se chamará "Clash of Kings", o nome do segundo livro? Ou vão manter o nome de "Game of Thrones" que agora, para mim, parece completamente inadequado.
    Acho que a HBO deveria ter começado logo com o nome de "A Song of Ice and Fire" e dado subtítulos para cada temporada.
    No mesmo estilo que George Lucas consagrou em seu Guerra nas Estrelas e o brilhante Russell Davies continua fazendo com a série britânica Torchwood.

    Fico aqui torcendo pela justa troca de nomes na 2ª temporada.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que manterão o nome Game of Thrones, não é sábio que se mude agora o nome. Muitos dos que assistem à série não se darão ao trabalho de ler os livros.

    ResponderExcluir
  3. É, não sei se o fato de o pessoal não ler o livro teria realmente algum impacto na mudança do nome. Mesmo porque, com mudança ou não, vai haver uma publicidade massiva, quando a segunda temporada for voltar.
    Esperar para ver.
    Mas ví um gráfico interessante sobre a venda do 5º livro, "A Dance with Dragons", na Europa.
    Nesse momento, é o livro mais vendido no continente e sozinho vendeu mais que a soma de todos os outros livros de aventura, ficção e fantasia.
    Diferente do que aconteceu com os 4 volumes anteriores, que foram bem vendidos mas que nem de longe chegaram perto desse número.
    Daí, eu pergunto, esse povo está comprando o 5º livro sem ter lido os anteriores, ou baixar livros pela net realmente ajuda nas vendas?
    Acredito que enquanto gente como o Dan Slott fica chorando as pitangas porque tem quadrinhos dele sendo baixados na net sem que ele ganhe com isso, essa venda gigantesca do "A Dance with Dragons" apenas confirma a opinião do Allan Moore de que a internet ainda não foi compreendida pelas editoras.
    Ninguém entra em uma livraria para comprar um livro absolutamente desconhecido. Se você compra um livro de algum autor, ou de alguma série, é porque já leu algo referente antes.
    Como prova essa venda massiva, do 5º livro de Song of Ice and Fire.
    _ Com respeito à mudança de nomes, já aconteceu antes, quando a série setentista "The Incredible Hulk" virou, de uma temporada para a outra "The Hulk" e a "Enterprise" que virou "Star Trek Enterprise".
    E mais recentemente, Bill Lawrence decidiu trocar o título de sua série, "Cougar Town".
    Tá bom, sei que as chances são pequenas, mas permaneço na torcida para uma mudança na segunda temporada do Game of Thrones.

    ResponderExcluir

O que achou do post? Queremos saber sua opinião!